Contrato de Prestação de Serviço de Buffet com Espaço para Evento

“Solução de dificuldades que clientes e funcionários apresentavam ao realizar a contratação do serviço.”

Projeto de redesign de contrato de prestação de serviços de buffet com espaço para evento

O projeto foi estruturado através do método dos “5 pilares”

1) 5 fases do Legal Design – descoberta, síntese, construção, testes e evolução;

2) Hierarquia da Informação;

3) Estrutura da Informação;

4) Princípios de Design;

5) Elementos visuais pertinentes.

Realizamos entrevistas com o cliente e seus funcionários para entender as necessidades do negócio e as dificuldades que estavam enfrentando com seus próprios clientes quando da contratação.

Além disso, realizamos pesquisa desk em sites de reclamação na internet e jurisprudência dos tribunais para entender os principais conflitos advindos desse tipo de contratação.

Através das entrevistas e pesquisas mapeamos os seguintes problemas:

  • Falta de Hierarquia nas disposições das cláusulas: as informações ficavam dispersas e isso dificulta a extração delas para a execução do contrato e para entendimento do cliente;
  • Gestão contratual ineficiente – ausência de assinatura do contrato e de formalização de aditivos contratuais;
  • Ausência de regras que impeçam a prática de condutas que visam burlar as obrigações contratuais, tais como vários adiamentos do evento sem pagamento de reajustes ou multas;
  • Ausência de engajamento em relação ao contrato (clientes não leem o contrato);
  • Ausência de disposições sobre condutas realizadas na prática, tais como uso da imagem;
  • Ausência de cumprimento de regras legais para validade do contrato, tais como assinatura.

Resultado

  • Contrato com cabeçalho “perguntas e respostas”, que é um estilo de redação que se baseia nas perguntas comuns do leitor do documento. Essa técnica, entre outros benefícios, ajuda a diminuir a dificuldade do contratante em encontrar as informações desejadas. Além disso, deixa o contrato mais humanizado.
  • Revisão jurídica completa do contrato, acompanhada de Relatório analisando os principais riscos contratuais e sugerindo soluções;
  • Elaboração de modelo de “aditivo contratual” para facilitar as alterações contratuais com segurança jurídica;
  • Material para treinamento de funcionários, destacando requisitos básicos para validade do contrato que estavam sendo descumpridos;
  • Planilha de indicação, análise e testes de plataformas de “Assinatura Eletrônica” para os contratos realizados a distância

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